2 de mar. de 2010

Case de Balneário Camburiú

Balneário Camboriú utiliza rede social para informar e unir moradores
Com o intutito de melhorar a interação e criar um canal mais dinâmico para a comunicação entre seus moradores, a cidade de Balneário Camboriú em Santa Catarina acaba de ganhar uma rede social criada pela Mantrux do Brasil. O espaço conta com sala de bate-papo, eventos, guia com os restaurantes, bares, hotéis, pousadas, festas, baladas e informações turísticas da cidade.


Qualquer empresa ou prestador de serviço pode cadastrar seu negócio gratuitamente o que faz da rede um guia completo e atualizado da cidade. Além disso, os participantes podem comentar sobre a empresa, compartilhando suas experiências e percepções sobre os serviços ou produtos.

Segundo Frederico Oliveira, Diretor da Mantrux do Brasil, a idéia é desenvolver um portal onde os balneocamboriuenses podem interagir e se informar e os turistas possam conhecer a cidade através de depoimentos e artigos postados pelos próprios moradores. “O portal de Balneário Camboriú utiliza a ferramenta mais moderna de comunicação (NING), as redes sociais ou mídias sociais. Com ela os moradores poderão manter-se informados através de conteúdos dos jornais e revistas locais, além de organizarem eventos, reuniões e encontros ou ainda trocar experiências sobre determinadas empresas, produtos ou serviços que consomem e com isso a cidade ganhará o melhor guia turístico para auxiliar seus visitantes.”


O projeto vem sendo executado pela empresa em outras cidades do Brasil através de parcerias com as prefeituras municipais, entidades e empresas parceiras.


Em Balneário Camboriú a Mantrux do Brasil aposta que o sucesso fará com que a rede seja a maior já desenvolvida pela empresa. "Temos um carinho muito grande com a cidade e por isso deixamos para desenvolvê-la (a rede) em um momento de maturidade da Mantrux. Testamos todos os aplicativos em outras redes e sabemos exatamente o que vai agradar aos moradores e turistas de Balneário Camboriú. No Twitter, onde administramos o perfil da cidade (http://twitter.com/balcamboriusc), o carinho de moradores e visitantes com a cidade é uma energia motivadora", explica Frederico Oliveira.


A rede é totalmente aberta e gratuita, mas para participar ativamente é necessário o preenchimento de um pequeno cadastro.


A receita para a sua manutenção virá da venda de espaços para empresas que queiram se destacar perante um público consumidor altamente focado.


"Conhecemos muito bem o perfil de desconfiança do empresário brasileiro com a internet e por isso não temos pressa em monetiza-la. Daqui a alguns meses, quando a rede estiver finalizada e com alguns milhares de membros, todas as empresas estarão aqui sejam como anunciantes ou simplesmente para monitorarem o que andam falando delas.


Muito diferente de sites ou portais abertos, as redes sociais agregam alguns benefícios ao planejamento de marketing; são mais flexíveis e abrangentes além de terem um público consumidor fragmentado por um assunto específico, o que torna o investimento muito mais eficiente. A empresa não só anuncia como cria um canal de interatividade com seus clientes e essa acaba sendo a melhor ferramenta de fidelização.”


A rede de Balneário Camboriú já está no ar em caráter experimental e deverá estar pronta em aproximadamente trinta dias. Como o projeto é colaborativo, a empresa pede aos usuários que dêem suas opiniões e idéias para serem aproveitadas na rede.


Empresas que desejem se cadastrar já podem fazer através dos grupos criados. Os meios de comunicação que desejarem compartilhar seu conteúdo devem enviar o RSS para: falecom@balneariocamboriusc.com


Fonte: RedeSocial.net - http://www.redesocial.net/blogs/97756

Nenhum comentário: