27 de jul. de 2010

Relato do #Inovaday #eGov #webcidadania

Um colega fez um relato bem interessante sobre o evento Inovaday, que aconteceu no último dia 16/07 e pedi pra ele pra postar aqui pra dividir com vcs.

O inovaDay é um encontro mensal de quem pensa governo e sociedade de forma criativa, daqueles que buscam com aqueles que compartilham soluções para um governo inovador. Esses encontros servem para fortalecer a cultura de inovação, dentro do Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação do Governo de São Paulo, http://inovaday.igovsp.net/

Resumo por Cleon Espinoza:
"
Programa do evento


1. Palestra " Webcidadania" com Rodrigo Bandeira


O Rodrigo falou, e muito bem, sobre o Cidade Democrática que "é uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor. "


Foi citada como exemplo a cidade de Jundiaí, SP, onde todos os candidatos da cidade já teriam criado perfil para poderem atuar.


A Geração M é uma geração multiconectada. É gente que quer fazer a diferença. Não tá só preocupada com casar, ter filhos e casa própria. Eles não participam de ONGs. Fazem sozinhos ou com os amigos.


A cultura hierárquica das organizações bloqueia as redes sociais e as informações.


Outro site referenciado pelo Rodrigo foi o da Webcidadania. Segundo ele, seria interessante que houvesse 2 páginas. Uma seria a da Webcidadania e outra seria a do e-Gov, para permitir o diálogo entre estas partes. No entanto, esta página do governo não existe.


Colaboração é mais importante do que $ e poder.


———————————————————-


2. Caso "Inovação aberta em governo – Batalha de Conceitos (Battle of Concepts)" com Claudio Terra e Hans van Hellemondt


Terra citou o caso das empresas Natura e Petrobrás que 400 e 5000 pesquisadores, respectivamente, buscando inovações. Isto significa muito dinheiro investido nesta atividade. Logo após, Terra perguntou: Por que, mesmo com grandes investimentos, as empresas recebem mais de 50% de ideias de fora?


Trazendo o assunto para a área de governo, Terra comentou que nesta área nada é pequeno. Em governo, tudo possui dimensões gigantescas. É preciso buscar soluções fora da caixinha. E lançou a pergunta: como engajar mentes e corações neste desafio?


Inovar é quebrar paradigmas!


Para inovar em governo é preciso aumentar a transparência, desburocratizar e aumentar a democracia, entre outras coisas.


Quantas ideias os servidores públicos e a população têm por dia?


Quais as mais relevantes?


Infelizmente, as ideias não são votadas.


Uma pergunta que deveria ser feita aos candidatos: qual a sua plataforma de inovação?


Para finalizar Terra disse: a nossa empresa é boa, tem ótimos talentos, mas tem gente fora da empresa que também é boa e nunca vai trabalhar aqui. É preciso aproveitar este potencial.


A seguir o holandes Hans falou sobre a Batalha dos Conceitos e informou que será lançada uma para o Governo de Minas Gerais.


"Uma Batalha é uma questão ou desafio que a empresa ou instituição pública ou privada está enfrentando. A empresa lança essa Batalha no site fornecendo todas as orientações, regras e procedimentos necessários para que o participante apresente alguma solução. É aberta exclusivamente para participação de estudantes universitários ou jovens profissionais com formação universitária e idade até 30 anos."


————————————————————————


3. Caixa de ferramentas, com Álvaro Gregório apresentando o Prezi


O Álvaro apresentou uma ferramenta free para criação de apresentações que foge ao tradicional estilo Power Point. Trata-se do Prezi. Você pode ver o tutorial aqui.


Cleon
Pensando GC o tempo todo - http://twitter.com/cleonespinoza - http://cleonespinoza.mp/"

Um comentário:

André Prati disse...

Muito bom o relato. Estive acompanhando tambémo evento pela web. Complementando: a geração M está interessada em fazer a diferença, distribuição de conhecimento e colaboração, transformando a realidade. A inteligência coletiva é muito maior que a individual. São importantes as mudanças que geram valor para a sociedade, quebrar paradigmas, ter novos olhares. O governo é representante do povo. Devemos desburocratizar e eliminar atividades que não geram valor. A inovação deve ser aberta e participativa. É um direito constitucional do cidadão obter qualquer informação do Governo.