26 de ago. de 2011

Dicas para quem usa iPad

Fiz uma compilação das melhores dicas sobre o iPad.

Usar Letras Maiúsculas (CAPS LOCK): para ativar a função CAPS LOCK como no teclado do computador, tecle 2 vezes na tecla Shift(setinha pra cima).

Como acentuar no Ipad: basta apertar e segurar por uns 2 segundos algumas teclas como a, e, c, i e o para conseguir todas as acentuações. A tecla ‘’u’’ também tem caracteres especiais.


Use o iPad como um porta-retrato digital: basta apertar o ícone com uma flor que aparece na tela inicial (a que traz o botão desbloquear) para que o iPad exiba suas fotografias disponíveis.

Visualizar condições de trânsito: abra o Mapas, aperte o ícone “de orelha de página” no canto inferior direito e então acione a opção Mostrar Tráfego. Se o seu iPad tiver  conexão com Internet, o Mapas irá mostrar as condições de trânsito em tempo real para a área exibida (com as cores verde para trânsito fluindo, amarelo para “nem tanto” e vermelho para congestionamento).

Utilize o interruptor lateral: você pode utilizar esse botão tanto para habilitar e desabilitar alertas de áudio (isso não afeta a reprodução de áudio/vídeo) como para travar a orientação da tela no modo retrato ou paisagem. Para configurar as funções do interruptor, vá até a área de Ajustes na tela inicial, selecione Geral, e escolha a função que quiser na opção “Usar interruptor lateral para”.



Multitarefa no iOS: ao apertar o botão Home duas vezes surge lista dos aplicativos rodando atualmente/suspensos. E também é possível deslizar a barra de multitarefa da esquerda para a direita para acessar rapidamente os controles de reprodução de áudio e vídeo, um atalho para o próprio aplicativo do iTunes e controles de volume. Após definir se o interruptor lateral deve silenciar os alertas de som ou travra a orientação da tela (conforme dica acima), a função que você não escolheu irá aparecer nesta barra de atalhos.

Configure o iPad para se auto-destruir em 10 segundos: tá, não exatamente – mas você pode ajustar o tablet para apagar todos os dados após dez tentativas erradas de digitação do código de segurança. Para isso , basta marcar a opção Eliminar Dados em Ajustes, Geral, Bloqueio por Código.


ipad228dicas01.png

 É possível acessar controles de volume e mudança de faixas diretamente na tela inicial

Digite mais rápido: dar um toque duplo na barra de espaços enquanto digita uma mensagem irá resultar em um ponto final e depois em um espaço.

Não deixe o corretor automático te atrapalhar: se você não gostar da opção que o recurso AutoCorrect te der, rejeite-o ao terminar a palavra como preferir, tocando na sugestão. Se quiser usar a escolha do AutoCorrect, apenas digite um espaço ou ponto, ou toque em Voltar, no momento que ela aparecer.

Proteja seus backups: você pode criptografar os dados do seu iPad no iTunes. Apenas abra o tablet no nesse software, clique na opção Sumário e marque o item Decodificar backup do iPad no cabeçalho Opções.

Evite a sincronização automática uma vez: às vezes, você não quer sincronizar seu iPad ao conectá-lo ao computador. Neste caso, aperte Shift+Control (ou Command+Option, em um Mac) no iTunes enquanto pluga o iPad e o iTunes irá pular a sincronização automática somente esta vez. Além disso, você pode interromper uma sincronização com segurança ao arrastar a barra de desbloqueio enquanto o tablet está sendo sincronizado.

Controle sobre uso de dados: se você está usando um iPad 3G, pode acionar o roaming de dados em Ajustes, Rede, caso queira tentar receber Internet 3G de um diferente servidor (taxas podem ser aplicadas). Você também pode checar sua utilização de dados em Ajustes, Geral, Uso, Dados de Rede Celular.

Deixe seu código de acesso mais seguro: o iOS usa um padrão de código de acesso de quatro números, mas é possível desligá-lo ao acessar Ajustes, Geral, Bloqueio por Código, Código Simples. Agora você pode usar qualquer senha completa no teclado para travar o iPad. A senha também ajuda a criptografar seu e-mail e arquivos anexados no tablet, por isso, vale torná-la mais segura, com mais números.

Refine o AutoFill: você pode escolher habilitar o recurso AutoFill do Safari em Ajustes, Safar, Preenchimento Automático. A partir daí, seu navegador pode completar os formulários automaticamente, usando tanto com as suas informações de contatos especificadas quanto ao lembrar de nomes e senhas que você já digitou ao realizar login nos sites em outras ocasiões.


ipad228dicas02.png

 Configurar seu código de acesso para mais de quatro caracteres deixa o iPad mais seguro

Sincronize seus bookmarks: como o iTunes, dá para sincronizar os bookmarks do Safari no iPad com o navegador do computador. Abra a aba iPad no iTunes, clique em Info, desça até a opção Outros, marque “Sincronizar bookmarks com” e escolha seu navegador favorito.

Envie fotos por e-mail: a maneira mais fácil de enviar fotos por e-mail a partir de um iPad é abrir o aplicativos Fotos, selecionar uma imagem, apertar o botão no lado inferior esquerdo (com a flecha) e escolher “Enviar foto por e-mail”.

Conheça seus links na web: para verificar o verdadeiro destino da URL de uma palavra marcada é possível tocar e segurar no link – é uma maneira perfeita para descobrir endereços perigosos.

Escolha um app para abrir anexos do e-mail: você pode abrir um arquivo anexado a uma mensagem de e-mail ao tocar no anexo no app Mail. Mas se não quiser usar o app padrão, pode apertar, segurar e esperar por um menu,  permite selecionar um aplicativo para isso.

Compartilhe podcasts com seus amigos: está ouvindo um podcast que seus amigos podem gostar? Para compartilhar o link é só pressionar o botão E-mail enquanto está escutando-o arquivo.

Não esqueça seus downloads: é possíver ve se a sua conta no iTunes possui algum download em andamento ao abrir o software no computador, clicar no menu Store, e selecionar “Verificar downloads disponíveis”. Essa dica pode ser útil se o  download tiver sido interrompido ou se o usuáriov tiver perdido algum conteúdo bônus do iTunes que veio com um álbum que comprou.

Habilite o Acesso Universal: dá para habilitar opções como filmes com closed-caption (legendas na língua nativa), leitura VoiceOver na tela, zoom e texto em branco sobre preto ao selecionar o iPad no iTunes, abrir a aba Sumário e clicar em Configurar Acesso Universal no cabeçalho Opções.

“Esqueça” redes Wi-Fi: conectou acidentalmente a uma rede que não queria e toda vez seu iPad lembra dela? Vá até Ajustes, Wi-Fi e encontre a rede em questão no cabeçalho Escolher uma Rede. Toque na flecha azul próxima à rede que quer remover e selecione a opção Esquecer esta Rede.

Como escolher a busca no Spotlight: o iPad usa o Spotlight para suas funções de busca embutidas. Para personalizá-la, basta seguir Ajustes, Geral, Busca do Spotlight. Quem tem muitos dados no iPad, por exemplo, pode seletivamente desabilitar a busca em diferentes categorias (Contatos, Apps, Notas, Eventos, etc) que não utiliza para que os resultados desejados apareçam de forma mais rápida. Também pode simplesmente mudar a ordem em que os resultados das buscas aparecem ao arrastá-las (as categorias) para cima e para baixo, para que as categorias de busca mais usadas apareçam no topo da página.

Desabilite as compras em aplicativos: vá em Ajustes, Geral, Restrições e toque em Ativar Restrições para seletivamente habilitar restrições que se aplicam aos apps, conteúdo, Game Center e mais. Se estiver preocupado com outras pessoas acessando seus dados bancários em compras dentro do aplicativo (in-app purchase), apenas desabilite a opção Compras em Aplicativos dentro da configuração Conteúdo Permitido.


ipad228dicas04.png

 iPad 2 já vem com o novo sistema iOS 4.3

Altere a frequência de novos dados: o seu iPad automaticamente pega novos dados, como e-mails que estão chegando. No entanto, o tablet periodicamente ativa aplicativos que não suportam o recurso de Push do iOS para que eles possam “buscar” novos dados – o que utiliza a bateria do aparelho. Para refinar suas configurações de Push e busca de dados vá até Ajustes, Mail, Contatos, Calendário, Obter Novos Dados.

Como mudar a assinatura de e-mail: não seja mais uma daquelas pessoas que deixam “Enviado do meu iPad” como assinatura para todas as mensagens. Mude isso em Ajustes, Mail, Contatos, Calendários, Assinatura para...bem, colocar qualquer coisa menos isso.

Nova busca: não gosta mais do Google? Tudo bem. Você pode mudar a ferramenta de busca padrão do Safari ao acessar Ajustes, Safari, Buscador. Mas você só pode escolher entre Google, Bing ou Yahoo – nada de trazer o AltaVista de volta.

Como capturar telas: aperte os botões Home e sleep/wake ao mesmo. A imagem aparecerá automaticamente entre suas fotografias.

Economize bateria: Se você perceber que o tempo entre as recargas está menor, mude alguns ajustes para conseguir mais tempo antes de recolocá-lo na tomada. Desligue o Bluetooth e mude a opção Fetch New Data (Obter Novos Dados) para manualmente. Outra opção é desligar o serviço de localização. O melhor horário para deixar o iPad carregando é durante a noite, quando ele não estiver sendo usado. Pode parecer óbvio, mas muita gente acaba esquecendo. A bateria do iPad leva de quatro a cinco horas para ser recarregada quando está quase no final.

Para Apagar Aplicativos:  Toque no ícone de qualquer aplicativo e segure por alguns segundos. Os ícones começarão a tremer e aparecerá um X no canto superior esquerdo. Toque no X para que o programa seja apagado. Para terminar, aperte o botão Home.

Usar o iPad como Telefone: Sim, é possível fazer ligações usando o iPad, por meio do Skype ou outro serviço compatível. Para falar você terá de usar um fone Bluetooth. Mas atenção: seu fone deve ser compatível com os seguintes perfis: A2DP, AVRCP, PAN e HID. Caso contrário, ele não vai funcionar.

Para selecionar apenas um páragrafo de um texto: Para selecionar um parágrafo inteiro no Mail, é só tocar quatro vezes, rapidamente, para que ele fique selecionado e possa ser copiado para a área de transferência. Essa dica funciona, mas é preciso um bom treino para que você possa se acostumar.

Guia gratuito do usuário do iPad: você deve ter percebido que o seu iPad não veio com um grande manual impresso – esse não é o estilo da Apple. Mas você pode baixar a versão em PDF do guia de usuário do iPad diretamente no site da “maçã” (em inglês), ou ler o manual no iBooks, se tiver o aplicativo instalado (disponível gratuitamente na App Store). Certifique-se também de baixar o manual do iOS 4.3 (sistema que vem com o novo iPad).

Faça uma visita guiada gratuita: a Apple fornece visitas em vídeo em seu site (em inglês também) para cada um dos aplicativos já pré-instalados no tablet, para que você possa aprender como usá-los.


Vídeos com dicas:






Fontes:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/03/27/dicas-28-truques-para-dominar-o-ipad/
http://www.blogplus.com.br/?p=8386
http://www.applenatal.com.br/applenatal/50_dicas_para_iPad.html

Nenhum comentário: